E aí, já começou a preparação dos posts de Natal? Não?! Então vem com a gente descobrir como buscar referências para posts de Natal.
E aí, já começou a preparação dos posts de Natal? Não?! Pois deveria. O Natal é uma das épocas do ano de maior venda, principalmente para o varejo, para ter ideia, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2024 a previsão é de que o valor total das vendas de Natal no Brasil atinja aproximadamente R$ 42 bilhões.
Mas hoje a gente não vai prosear sobre a importância de estar atento ao calendário promocional, isso é assunto para outro texto, dessa vez o papo vai ser sobre como buscar referências para posts de rede social, mais especificamente para o Natal. Bora lá?
Organize suas ideias
Para começar seu planejamento pense primeiro no que você quer, e precisa fazer, ou seja, separe suas ideias.
Por exemplo, você quer apenas um post de Natal ou todo seu feed temático em dezembro? Vai rolar alguma promoção? Os conteúdos que você costuma fazer
vão ser adaptados para o Natal?
Sim, é bastante coisa para pensar, eu sei, mas fazer lista sempre ajuda.
Pesquise nas Redes Sociais
Uma vez que você já definiu o que vai fazer é hora de de fato começar a procurar as referências. E o melhor lugar pra isso é na própria rede social que você vai criar os seus posts de Natal.
Então, por exemplo, se você quer referências para vídeos de TikTok, abra o aplicativo da rede e comece a buscar por hashtags relacionadas ao Natal, como #natal, #boasfestas #FelizNatal e #Natal2024.
Entender as tendências e observar a concorrência
Agora que você já sabe onde vai procurar suas referências, você pode seguir dois caminhos.
Primeiro, você pode olhar o que perfis de pessoas comuns e influencers estão fazendo, principalmente se esses perfis forem similares ao seu público-alvo, assim você pode se inspirar e entender quais as tendências e o que seu público está consumindo neste Natal.
Neste caso, objetivo de encontrar sinais que te ajudarão a entender o comportamento do consumidor e descobrir como o seu produto/serviço pode ajudá-lo. Você vai ser, literalmente, um caçador de tendências.
O seu segundo caminho, o ideal é que você faça os dois, é olhar para a marcas de referências no mercado para entender o que elas estão criando, como elas engajam com os seguidores, que tipo de conteúdo eles criam.
Aqui vale tanto marcas de referência mundial, como a Coca-Cola, por exemplo, quanto marcas de referências do seu segmento e até mesmo sua concorrência.
Definindo a estética
Bom, se você chegou até aqui, você viu uma boa quantidade de posts de Natal, seja vídeos, fotos, ilustrações. Mas se ainda assim não se sentir pronto para partir para a parte visual você pode recorrer a ferramentas como:
Pexels: um banco de imagem gratuito que também serve para referências visuais de fotos e vídeos.
Canva: possui templates prontos que podem ser uma mão na roda.
Pinterest: a famosa rede social que tem tanta referência que você vai ter que tomar cuidado para não se perder.
Viu só? Referência visual é o que não vai faltar e se, você preferir, pode juntar todas elas em um moodboard para ter acesso fácil e rápido sempre que precisar.
Hora de pôr a mão na massa
Pronto, você já organizou suas ideias, estudou as tendências e procurou por referências. É uma pessoa inspirada e pronta para produzir. Então, anote aí algumas dicas:
Use cores tradicionais do Natal como vermelho, verde, dourado e prata, mas sempre respeitando a identidade da sua marca.
Vai tirar suas próprias fotos? Aposte em elementos tradicionais, como pisca-pisca, estrelas, bolinhas, etc.
Para vídeos tente sintetizar sua ideia e crie conteúdos curtos e rápidos
Para o Instagram, não esqueça dos stories, é sempre bom aproveitarmos todas as ferramentas que podemos.
Lembre-se que o Natal é um momento de celebração, pode ser que temas leves e alegres sejam uma boa pedida para a época.
Essas são as dicas que separamos para você buscar referências para posts de
rede social neste natal e, até mesmo adaptá-la para outros momentos da sua jornada. Para conferir mais dicas visite nossos outros artigos aqui no Blog da Prosear e siga a gente no Instagram. Até a próxima e Feliz Natal!