Você sabe o que é um caçador de tendências? Não? Então vem comigo que eu te conto o que faz um cool hunter.
O cool hunter ou caçador de tendências é um profissional de pesquisa que usa de alguns métodos para encontrar as próximas tendências. Para falar um pouco de história, a primeira vez que o termo foi usado foi durante os anos 90, e de lá pra cá vem se tornado cada vez mais popular. Hoje, já conta com cursos de formação específicos da área.
No início, a profissão era muito atrelada à moda. Era comum que o caçador fosse especializado em encontrar novos estilos andando e fotografando pelas grandes metrópoles, mas agora a profissão é muito mais abrangente, alcançando diversas áreas muito além do mercado de moda, como ilustração, arquitetura, design e publicidade.
Mas afinal, o que esse tal caçador de tendências faz?
Pesquisa tendências. É isso. Obviamente com base em métodos e processos, não é apenas buscar referências, encontrar o que está em alta ou coisas do gênero.
Trabalhar como coolhunter é saber como, quando e onde realizar pesquisas que os levem aos sinais do que será amplamente usado na próxima estação, nas campanhas publicitárias, etc.
Pesquisas essas que podem ser das mais diversas maneiras, seja quantitativa ou qualitativa. O profissional pode criar enquetes, entrevistar pessoas e, a minha favorita, também é possível sair pela cidade buscando as próximas tendências.
E, aqui entre nós, é possível procurar por tendências ao consumir conteúdos da sua própria casa, como filmes, livros e novelas. Não acredita? Então vai dizer que você nunca percebeu como um elemento se repete incansavelmente em diferentes mídias? Ou seja, com um olhar um pouco mais treinado e crítico, você seria capaz de prever essa tendência antes dela “estourar”.
Mas, para isso, mais do que identificar esses sinais é preciso saber interpretá-los, entendendo o que de fato vingará e se espalhará entre determinado público na próxima temporada e o que é apenas algo nichado para determinada tribo, cidade, etc. (não que isso também não possa ser benéfico para sua estratégia) e também conseguir perceber a tendência antes que ela se espalhe, para que você tenha tempo de ação sobre ela, principalmente se o seu produto ou serviço demanda um tempo de execução considerável, como o mercado de moda, por exemplo.
Então, para resumir essa prosa, coolhunting é um método de pesquisa que leva em conta hábitos, comportamento, costumes e interesses de um grupo com o objetivo de encontrar sinais que te ajudarão a entender o comportamento do consumidor e descobrir como o seu produto/serviço pode ajudá-lo.