Saiba como surgiu a Barbie e confira curiosidades do mundo da boneca mais famosa de todos os tempos. Ela pode te ensinar muito!
Ela já teve todas as profissões que você puder imaginar, e ainda conseguiu dar conta de se tornar uma lenda. Mas como será que ela fez isso?
Se você acha que a Barbie é só uma boneca e não pode te ensinar nada, este texto é para você. Afinal, essa musa revolucionária é capaz de mudar mentes! Mas se você já é um fã, venha descobrir curiosidades e se encantar ainda mais.
1. Como surgiu a Barbie?
Lá em 1959, a empresária americana Ruth Handler percebeu que sua filha adorava brincar de trocar as roupas das bonecas. Mas naquela época, a maioria delas eram feitas no formato bebê de colo.
Em uma sacada que mudaria o mundo dos brinquedos, Ruth importou uma ideia alemã de um autor chamado Reinhard Beuthien, que havia criado a personagem “Lili”, uma boneca que estampava as páginas do jornal Bild, e fez tanto sucesso, que virou brinquedo.
Ruth comprou a boneca Lili para sua filha, e o presente fez tanto sucesso que ela decidiu investir na criação de seu próprio brinquedo, para que mais meninas tivessem acesso à magia da boneca adulta e sofisticada que pode ser o que você quiser.
O que aprendemos: Fique sempre aberto e atento às possibilidades! Uma ideia revolucionária ou uma grande oportunidade podem estar escondidas em algo do dia a dia.
Assim nasceu a Barbie, nomeada em homenagem à filha de Ruth, Barbara. Mas a primogênita de maiô listrado, brincos de argola e óculos gatinho logo ganhou asas (literalmente).
2. Pegue seu conversível rosa porque nós vamos dar uma volta:
O que começou como uma boneca, hoje é uma marca gigante. A Barbie, apesar de ser da Mattel (que conta com diversos outros produtos), parece tão independente quanto a própria personagem.
Isso porque sua habilidade de estar presente em diversas partes do mundo (mais de 150 países) e “ganhar seu público", faz com que a Barbie seja uma das marcas mais famosas da história. Além dos brinquedos, ela também tem seu nome estampado em roupas, acessórios, cosméticos e claro, nas mídias.
A Barbie já homenageou mais de 80 personagens famosas, incluindo a Mulher Maravilha e a Dorothy, de “O Mágico de Oz”. Ela também já “atuou” em mais de 30 filmes, com personagens que vão de princesas à estrelas do rock, sendo protagonista, ou fazendo participações especiais, como em “Toy Story 3".
E se engana quem pensa que ela não soube se adaptar a diferentes culturas. A Barbie aprendeu que para se manter no mercado, precisaria se reinventar. Ela já representou os cinco continentes e mais de 40 países entre filmes e bonecas.
O que aprendemos: Precisamos adaptar o melhor que temos a oferecer para quem realmente se interessa, e marcar presença de todas as maneiras possíveis. Entregar qualidade, acompanhar nosso público e nunca esquecer a importância da diversidade.
3. Relevância é meu visual preferido:
Por falar em viagem, quatro anos depois da ida do homem à Lua, a boneca Barbie também visitou o satélite.
Claro que ela não saiu da Terra para isso. É que a Barbie segue um storytelling impecável que condiz com eventos culturais e políticos, e contribui, inclusive, para que ela seja um símbolo do feminismo.
Desde 2011, a boneca ganha uma nova profissão todos os anos. Já são mais de 180 versões da “Barbie Profissões”, tudo para garantir que todas as mulheres e meninas do mundo sejam representadas, e que sonhos e conquistas sejam valorizados.
Nessa “brincadeira”, a Barbie já participou de desfiles reais e importantes, foi atleta Olímpica, concorreu à presidência e inaugurou projetos. Tudo acompanhado do lançamento de bonecas comemorativas ou comunicados de mídia que incentivam movimentos e enaltecem períodos sociais.
O projeto “Dream Gap”, da Mattel, tem o objetivo de combater preconceitos de gênero por meio das Barbies. Em 2019, por exemplo, ele homenageou a italiana Samantha Cristoforetti, única mulher da Agência Espacial da Europa, com uma boneca exclusiva.
Todo esse processo envolve muito trabalho. Para criar uma única boneca Barbie, são necessários mais de 100 profissionais, incluindo costureiras, designers de moda, maquiadores, pesquisadores e desenhistas.
Para se atualizar ainda mais, além de modelos diferentes em termos étnicos e culturais, atualmente a Barbie também existe em diversos tipos de corpo.
E haja relevância! Desde que surgiu, a Barbie já foi vestida por mais de 75 estilistas. Grandes nomes convidados em parcerias ou para projetos que arrecadam dinheiro para instituições e causas. Alguns nomes da lista são: Christian Dior, Oscar de La Renta, Vera Wang, Moschino, Zuhair Murad e Ralph Lauren.
O que aprendemos: Manter seu nome relevante, fazer bons contatos e saber acompanhar as tendências faz toda a diferença. Além de, claro, lutar pelo que realmente importa e ser cada vez mais inclusivo. Mudando mentes, estamos mudando o mundo.
4. Essa Barbie é uma visionária!
Com tanta influência é claro que a Barbie seria super engajada, né? A conta dela no Instagram tem mais de 2 milhões de seguidores. Mas ela também sabe aproveitar as oportunidades para lucrar. Afinal, é nascida e criada em uma marca.
Com o sucesso dos brinquedos, a Barbie Lândia se expandiu. São mais de 45 categorias de produtos oficiais, entre acessórios e cosméticos. Além disso, estima-se que a cada três segundos uma boneca é vendida no mundo.
Esses bons números têm relação com o talento da marca para não cair na mesmice, e pegar carona no que está em alta. O primeiro filme live action da Barbie, por exemplo, conta com trilha sonora de ícones do pop relacionados à boneca, como a rapper Nicki Minaj, e a presença no elenco e um clipe da Dua Lipa, uma das cantoras mais populares da geração.
E como tudo é comercial, as personagens do filme já viraram brinquedo. Uma coleção especial do live action foi anunciada pela Mattel, com figurinos fiéis e acessórios especiais, como o conversível rosa.
E você sabia, inclusive, que a cor “Rosa Barbie” é patenteada pela Mattel e não pode ser usada em outros produtos e campanhas além dos oficiais da marca?
Pois é, o rosa da boneca mais amada do mundo é tão característico que para a construção do cenário do live action, houve escassez de tinta no mundo. A desenhista de produção do projeto, Sarah Greenwood, revelou que “o mundo ficou sem rosa” durante a produção dos elementos do filme, que foram feitos e pintados porque precisavam ser “táteis e realistas como brinquedos de verdade”.
Viu só como tudo volta para os brinquedos? Afinal, nessa história, eles é que são atemporais.
O que aprendemos: Precisamos aproveitar nossos pontos fortes e aquilo que nos faz mais “marcantes”. Seja uma cor, uma identidade ou um talento, a chave para o sucesso está em explorar e fortalecer aquilo em que já somos bons.
5. A casa dos sonhos da Barbie:
Por fim, a Barbie soube se manter no imaginário, conquistando através de narrativas e fantasia, sem nunca parar de evoluir e acompanhar as tendências, seja nas causas em que se envolve ou nas roupas que usa.
O filme da Barbie reacendeu o amor pela boneca, e a influência é tanta que o estilo “Barbie Core”, que tem como principais características o uso de muito rosa e um visual bem patricinha, ganhou as passarelas de 2023 e as publicações das blogueiras.
Dá uma olhada na Anne Hathaway no desfile da Valentino:
E na Kim Kardashian nas redes sociais com suas filhas:
A diva Lizzo também investiu:
Viu só como além de boneca, visionária e atriz ela também é influencer?
Esse poder que a Barbie possui, de brincar com o imaginário do público, ditar moda e representar movimentos, charme e glamour, são características que a tornam especial. As pessoas precisam do fascínio, acreditar que tudo é possível.
Hoje, além do fator "encantar", a Barbie também mira na sensação de pertencimento, com suas bonecas professoras, bailarinas e ativistas, de diferentes corpos e etnias.
Assim, ela se torna cada vez mais uma lenda. E lendas nunca saem de moda.
O que aprendemos: Quando um trabalho, ideia, serviço ou produto proporcionam bem-estar e se tornam tão importantes, eles dificilmente caem no esquecimento. Faça o melhor sem perder sua essência.
Para ficar por dentro das curiosidades mais legais do mundinho pop e da comunicação, não deixe de acompanhar a Prosear Lândia o nosso Instagram. Prometo que o roxo também tá na moda! A Barbie aprova.