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Foto do escritorFrancini Rodrigues

O que é Marketing de Oportunidade? Saiba como usar e confira exemplos!

Saiba o que é o Marketing de Oportunidade e confira exemplos divertidos e recentes de marcas que apostaram na estratégia.

Marketing de Oportunidade

Uma das estratégias de conteúdo mais usadas para criar vínculo com o público e gerar buzz para a marca, o Marketing de Oportunidade pode ser um jeito rápido, fácil e divertido de comunicar e anunciar.


Venha saber mais sobre esse jeito de “surfar nas melhores ondas” e confira exemplos icônicos dos últimos tempos!


O Marketing de Oportunidade:


Quando a gente pensa em “marcas que sabem se aproximar do seu público” já vem logo algumas na cabeça, né? Geralmente, são aquelas mais moderninhas, que estão sempre por dentro de tudo o que está acontecendo, e que sabem divertir e entreter, além de divulgar seus produtos.


Provavelmente, em algum momento essas marcas já usaram Marketing de Oportunidade, que nada mais é do que aproveitar uma data, tendência ou assunto do momento para fazer campanha ou se comunicar.


Mas se liga: como essas ações podem se tornar repetitivas e meio “manjadas”, o fundamental é ter criatividade na hora de usar a oportunidade, e fazer isso de forma natural para o público.


Que história é essa?


Na comunicação, a gente sabe que nem tudo dá certo para todo mundo. Por isso, para usar um assunto do momento, é muito importante saber se ele está alinhado ao seu público.


Vamos pegar um filme como exemplo: Imagine que seu público alvo são homens, de quarenta a sessenta anos, que acompanham jornais virtuais. Será que faz algum sentido anunciar nas redes sociais usando memes de um filme adolescente, mesmo que ele esteja sendo super falado no mundinho online?


Por isso, é necessário pensar se a “oportunidade” é uma boa oportunidade para você, afinal, esse é todo o objetivo da coisa.

Mas se engana quem pensa que só marcas moderninhas da galera podem fazer Marketing de Oportunidade. Grandes nomes super populares e com um público muito abrangente, como a Coca-Cola e o McDonald 's, já apostaram nessa estratégia, e até marcas tradicionais e antigas, que souberam usar assuntos do momento para voltar a cair nas graças da mídia.


Já vamos prosear sobre alguns exemplos, mas antes, atenção para duas coisas!


Cuidado com o processinho:


Como o Marketing de Oportunidade é muitas vezes baseado em imagens de figuras públicas ou tendências, que incluem filmes, programas de TV e até mesmo outras marcas, é fundamental tomar cuidado com os direitos autorais.


Geralmente, a estratégia está mais presente nas redes sociais, como uma forma de meme popular, meio que com todo mundo fazendo igual, sabe?


Cartazes de divulgação de filmes, falas famosas de personagens, anúncios de celebridades, tudo isso já virou Marketing de Oportunidade, mas cuidado com o lugar e com a maneira de usar a estratégia.


Onde aplicar o Marketing de Oportunidade:


Tópico importante: quando você era criança, provavelmente algum adulto te disse que tudo tem hora e lugar, certo? No Marketing de Oportunidade também é assim!


Se tratando de assuntos do momento e memes, a maioria das marcas têm usado redes sociais com uma carinha mais “divertida”, como o Instagram e o Twitter, para usar suas estratégias de oportunidade. Primeiro, porque geralmente é nelas que se encontram os assuntos mais comentados, e segundo, porque o público é mais aberto a brincadeiras.


Isso não significa que não dá para sair da caixa, mas é um sinal de que, se a intenção é ser popular, divertido e super comentado, é melhor levar o meme onde o meme está!


Esses souberam surfar na onda:


O que não falta é exemplo de Marketing de Oportunidade bem-feito e criativo, mas alguns assuntos entraram para a memória popular, e são inconfundíveis.


Como esquecer da febre que parou o Brasil, também conhecida como BBB 21, que tinha de vilões unânimes a protagonistas marcantes.


E enquanto o público do programa mal podia esperar para tirar a Karol Conká no paredão, a prefeitura de Paulo Afonso, na Bahia, estava fazendo um toque de recolher…

Karol Conká

Como nem só de mamacita viveu o BBB 21, mas também de muito Vigor, a marca tradicional foi alvo de incentivo durante toda a edição para fazer uma parceria com o querido Gil do Vigor. E não é que ela vigorou mesmo?


Dando um pulinho na gringa, a gente já falou sobre a Taylor Swift por aqui, mas a cantora espertinha do marketing também vira estratégia de quem sabe aproveitar o buzz nas redes sociais. Olha a gigante Adobe brincando com designers e criativos de todo o mundo e suas noites mal-dormidas usando o álbum da Taylor, Midnights, cuja capa teve chuva de montagens nas redes sociais:


Repare nos nomes das músicas substituídos pelos nomes dos arquivos salvos no cantinho (aí, só quem viveu sabe…).


E para fechar, o tão aguardado live action da Barbie vem aí, estrelando Margot Robbie no papel da boneca mais amada do mundo e Ryan Gosling no papel de… quem?


Só sei que os posters fizeram muito sucesso!


E já foram copiados pelas marcas, claro. Olha só o que O Boticário publicou no Twitter:


Pois é, dá para aproveitar muita oportunidade e prosear de maneiras criativas por aí!


Quer uma oportunidade para conferir conteúdos super completos e legais? Segue a gente nas redes sociais! É @agenciaprosear em tudo.


(Qual é? Eu não podia perder a oportunidade!)


Até a próxima!

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