Separamos 5 dicas para a sua marca que você pode aprender com a Madonna, a rainha do pop. Bora prosear sobre isso?
Já dizia o ditado popular: quem é rei nunca perde a majestade. Nesse caso rainha, a rainha do pop para ser mais específico, Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna, é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária americana que, simplesmente, revolucionou a história da música.
Tá, mas o que ela faz em um blog sobre comunicação, você deve estar se perguntando, certo? Fácil, Madonna é um dos, se não o maior, caso de sucesso no mundo da música.
Se analisarmos a trajetória da cantora, ela criou, em quase 40 anos de carreira, uma comunicação efetiva com branding claro, arquétipo muito bem definido e estratégias, como Shockvertising (que seria algo como propaganda de choque em terras tupiniquins) e transmídia muito bem aplicadas.
Por essa astúcia da rainha do pop em aplicar a comunicação, marketing e publicidade na sua carreira, separamos 5 lições que você pode aprender com a Madonna. Bora prosear sobre isso:
1. Reinvente-se
O primeiro álbum da Madonna debutou em 1982, e de lá pra cá, muito conteúdo foi lançado e muita coisa foi feita de forma diferente. Primeiramente na questão da tecnologia que ela soube se adaptar muito bem às mudanças de mídias, do vinil para o CD e depois, mais recentemente, do CD para as plataformas de streaming e redes sociais.
Depois, é claro na obra de Madonna o quanto ela se reinventa em diferentes eras mudando cabelo, figurino, estilo musical mas, claro, sem perder sua essência.
Essa é uma dica de ouro para a sua marca, adapte-se ao novo, novas ferramentas chegam ao mercado diariamente, crie novas formas de se comunicar, mude determinados pontos da sua comunicação de acordo com as tendências. Não tenha medo! Não há problema nenhum nisso é só se lembrar de manter seu posicionamento claro, mas fica tranquilo que a nossa próxima dica é sobre isso!
2. Tenha um posicionamento claro
Madonna mudou ao longo da carreira? Muito, isso não tem como questionar, mas algo é muito claro, ele sempre se posicionou como transgressora, rebelde e em fazer o que não era esperado de uma mulher.
Por mais que ela tenha se reinventado, deixando alguns pontos para trás e agregando outros em sua carreira, seu arquétipo sempre foi muito bem definido: a rebelde.
“Serei rebelde até o fim!”
Madonna em entrevista para a veja, Setembro de 2017
Seja como a femme fatale da fase erótica ou a espiã de Madame X, o arquetipo transgressor, que quebra regras e revoluciona. Ou seja, você também não pode perder o posicionamento da sua marca, por mais que as coisas mudem, você deve se manter fiel aos seus propósitos assim como a Madonna é a personificação da rebeldia, e a Coca Cola sinônimo de felicidade, o posicionamento da sua marca deve ser claro e duradouro.
3. Seja autêntico
Outro ponto chave da carreira da rainha do pop, ela sempre foi ela mesmo, antes de Madonna não havia ninguém igual e, por mais que as pessoas comparem, depois dela também não.
Obviamente ela tem suas inspirações, como Aretha Franklin e David Bowie, mas isso não impede que ela seja autêntica em cada movimento. No caso de Madonna, ela vai além e chega a ser pioneira em muitas estratégias.
Mas calma, você não precisa inventar a roda, o que estamos dizendo aqui é: se inspire, todo mundo faz isso, mas não copie. Para ter sucesso você precisa ser autêntico e diferente da concorrência, deve haver em você, no seu serviço e/ou no seu produto algo que torne ele único no mercado, seja isso tangível ou um posicionamento emocional.
4. Faça parcerias
Agora uma dica mais voltada para as redes sociais, que tal crescer fazendo parcerias com quem já faz sucesso? Claro, é muito improvável que você consiga fazer um post collab com uma blogueira de milhões de seguidores, mas tem sempre alguém que faz sucesso na sua região e seja mais acessível, o que chamamos de nano influencers, é uma coisa a se pensar, não é mesmo?
Madonna, por exemplo, usa bastante dessa estratégia nos chamados “feat", geralmente fazendo parcerias com quem está em alta no mercado. Ela fez isso em lá em 2008 numa parceria com Justin Timberlake e Timbaland e continua fazendo, tanto que seu último álbum lançado tem músicas com Maluma e Anitta.
5. Nunca desista
Agora, para encerrar, nossa última dica é no campo pessoal, por mais difícil que ela possa parecer algumas vezes, a dica é: não desistir.
Em determinados momentos temos tudo para simplesmente parar. Criar uma marca, gerir uma empresa, não é fácil e Madonna sabe muito bem disso, em um discurso poderosíssimo para a billboard, ao receber o prêmio de mulher do ano em 2016, a cantora conta como foi difícil construir uma carreira com tanto preconceito, misoginia e outros cenários desfavoráveis para uma mulher ao longo das décadas.
Madonna foi julgada, crucificada, difamada, subestimada, chegou em Nova York com apenas 35 dólares e hoje tem um império, revolucionou a maneira de fazer música e inspira milhares e milhares de novos artistas. Então, se não foi fácil pra rainha, por que seria pra gente? O importante é não deixar a peteca cair e let your body move to the music.