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Foto do escritorDaniel Nery

Endomarketing: 5 razões para investir no marketing interno de sua empresa

Saiba tudo sobre endomarketing e os impactos positivos que isso pode trazer à sua empresa e ao seu time de trabalho.

Endomarketing

Quem já trabalhou em uma empresa em que se sentia praticamente “em casa” (no bom sentido, claro) sabe a diferença que o endomarketing pode fazer para o time de funcionários e colaboradores.


Infelizmente, ainda há empresas que acreditam que investir em comunicação e marketing interno é um “luxo” que pode ficar para depois. E depois. E depois. E assim, sem perceber, por deixar esses planos em uma eterna espera, acabam tendo uma equipe menos engajada com os objetivos da empresa e gerando muito mais gastos do que teriam.


Mas, no geral, a adesão ao endomarketing tem se tornado mais comum nos últimos tempos, e não pense que ele deixou de existir com a mudança drástica para o home office no último ano. A pandemia, inclusive, abriu margem para novas ideias e ações de integração com os funcionários, mesmo que à distância.


E a alta procura e investimentos em ações de endomarketing não é à toa. Empresas com programas de marketing interno podem justificar, em dados, a diferença que essas ações trazem no dia a dia. Podemos apontar 5 razões que mostram a importância de investir neste segmento da comunicação:


1. A conexão entre todos é aprimorada


Antes, é importante entender o que é a comunicação interna, e como ela está dentro do endomarketing. Apesar de ambos serem direcionados ao público interno - ou seja, os funcionários e colaboradores - podemos perceber a Comunicação Interna atuando de forma mais imediata, buscando melhorar a comunicação entre pessoas e departamentos, enquanto o endomarketing pode trazer ações a longo prazo, buscando uma maior integração e planejamento de metas e prazos para melhorar a visão da empresa pelos funcionários.


A Comunicação Interna é o grande canal para este primeiro ponto que iremos apontar, afinal é através dela que será possível organizar os canais internos para que as informações cheguem a todos e que o time esteja sempre alinhado.


Através de canais claros de comunicação, os funcionários, independente de sua posição na empresa, poderão entender os processos internos e tomar atitudes que estejam alinhadas com a organização da empresa.


2. Todos sabem quem é a empresa e o que ela defende


Quase que por complemento, ao mostrar aos funcionários como a empresa funciona no geral, fora da visão limitada pela área em que se encontra, o time de trabalho começará a encarar certas decisões da empresa através da ótica da própria companhia, deixando de ter um olhar individualizado.


Com isso, o gestor não terá ao seu lado apenas um funcionário, e sim um valioso membro do time de trabalho, que estará empenhado em colaborar para fazer com que a empresa cumpra seus (já esclarecidos) objetivos.


3. Diminui a rotatividade de funcionários


Outro efeito positivo do endomarketing - desta vez, do endomarketing em geral, e não apenas da comunicação interna - é a redução da rotatividade de funcionários na empresa. Quem não conhece o caso do funcionário exemplar, que conhece todos os processos e funções, e que desempenha um importante papel no funcionamento do todo, mas que de repente aceita sem hesitar uma proposta para mudar de emprego? Você já pode ter passado por isso, tanto no papel de funcionário, como de gestor. E se for o segundo caso, deve lembrar o quanto isso gerou de gasto e dor de cabeça, afinal não é fácil substituir um bom colaborador.


Esta talvez seja a principal razão que justifique o crescimento na procura de um efetivo endomarketing. Os departamentos de RH têm percebido e apontado cada vez mais o quanto vale a pena tornar o trabalho em um ambiente agradável, para evitar o esgotamento dos funcionários.


Com funcionários mais motivados e que se sentem parte real da empresa, a procura por um “outro trabalho” se transforma em uma busca por fazer mais e melhor dentro da companhia, com a visão voltada para projeções reais de crescimento, como Planos de Carreira, por exemplo. Ações de endomarketing realizadas em conjunto com profissionais de RH - como deve acontecer na grande maioria das vezes - podem oferecer ao funcionário um cenário mais desafiador (no bom sentido novamente, é claro!) e recompensador.


Assim, além de evitar gastos com novas contratações e treinamento por conta de uma baixa evitável, você mantém no seu time pessoas talentosas que merecem reconhecimento.


4. Engaja seu time de trabalho e aumenta a produtividade


As ações de endomarketing também podem motivar sua equipe de trabalho a buscar por mais resultados no dia a dia, aumentando a produtividade e qualidade das tarefas realizadas, como pode ser observado em diversas empresas com ações efetivas de marketing interno.


Seja através de ações que trazem benefícios, como prêmios e capacitações, ou até mesmo na instauração de uma cultura agradável, com ambientes descontraídos e programas de bem-estar, será possível notar um time de colaboradores mais engajado com os propósitos da empresa.


5. Cria uma equipe que veste a camisa


Por fim, é perceptível em empresas que investem em endomarketing o nível de proximidade entre o colaborador e a companhia. As relações de trabalho ficam mais saudáveis - mantendo o profissionalismo, é claro - e o ambiente mais agradável e produtivo.


Com essa boa relação, o funcionário passa a vestir mais a camisa, a enxergar seu time de trabalho com um olhar mais cooperativo e proativo, e a buscar com mais determinação os objetivos da empresa.


Aqui na Prosear acreditamos que a valorização e reconhecimento dos funcionários são fatores determinantes para o crescimento e qualificação da empresa.

Afinal, é com a força de trabalho interna que a companhia pode alcançar grandes feitos.

E se precisar de ajuda na determinação de ações de endomarketing, venha prosear com a gente. Vamos pensar juntos na melhor maneira de impulsionar seu marketing interno.



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