Vem descobrir como o símbolo do coração surgiu e virou sinônimo de amor para muitas sociedades sendo citado em livros, filmes, novelas e, claro, em peças publicitárias e criações de marcas.
Hoje o ícone do coração representa para nós brasileiros, e grande parte do mundo, o amor. Podemos vê-lo em obras de artes, comunicações, logos e até no emoji dos celulares. Mas será que sempre foi assim? Quando essa moda começou?
A semiótica do coração
Pra começar talvez seja importante você entender o que é a semiótica e como ela está presente na nossa vida.
Semiótica é a ciência que estuda os signos, seu nome tem origem do grego semeion (signo/sinal) e ótica (ciência).
De forma resumida, signo é tudo aquilo que transmite uma informação, que comunica algo, logo, a semiótica é o estudo de todos os meios pelo qual o homem se comunica: verbal e não verbal.
Com isso em mente entendemos que o coração que conhecemos é um signo para representar, principalmente e de maneira mais frequente, o órgão em si e o amor.
Por exemplo, no logo do Hospital do Coração de Goiás, o coração representa o órgão, afinal trata-se de um hospital especializado em cardiologia. Já na famosa camiseta “I ❤ New York” o coração pode ser lido como love, ou seja, ali, ele representa o amor.
A origem do ícone de coração
Não se sabe ao certo de onde surgiu a forma do coração que conhecemos hoje, apenas que símbolos para representar este órgão (muitas vezes muito similares ao atual) são encontrados na história há muito tempo. Vejamos alguns:
Hieróglifos (1250 A.C)
Para os povos do Egito Antigo, o coração era a fonte de todas as emoções fortemente associadas à vida e responsável por guardar a “alma”. Em seus hieróglifos, era representado pelo símbolo ib, que tinha a forma de um vaso.
Uma curiosidade é que o pêssego, por seu formato similar ao do coração, também era associado à fertilidade e à vida pelos antigos egípcios.
Folha de Hera (Século 5 A.C)
Para alguns estudiosos o símbolo do coração surgiu na Grécia Antiga, baseado no formato da folha de hera, uma planta que, diz a lenda era usada por noivas em seus buquês de heras como símbolo de fidelidade e boa sorte, em oferta a Deusa Hera, patrona das mulheres e do casamento e que originou o nome da espécie.
Século 15
Já na idade média, podemos encontrar o ícone do coração em artes religiosas com frequência, além de começarmos a vê-lo em obras que abordam o tema amor.
Séculos à frente o símbolo se popularizou ainda mais por meio da obra “Sagrado Coração de Jesus” de Carl Dietrich.
Para falar de amor
Mais uma vez não se sabe com precisão quando o coração passou a representar o amor. O que se sabe é que os hebreus antigos, há mais de 3 mil anos, já associavam os sentimentos ao órgão.
Isso porque, assim como na maioria das culturas, é muito provável que os hebreus associavam o coração ao sentimentos pelas respostas físicas que as emoções causam a ele.
“Os hebreus antigos já associavam os sentimentos ao coração, talvez pelo aperto no peito que realmente sentimos quando tomamos um susto, sofremos alguma angústia ou passamos por um momento de euforia”, explica o historiador Edgard Leite, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para a revista Super Interessante.
O fato é que os povos antigos desconheciam a função real do coração: bombear sangue e fazer com que este circule pelo corpo e, por isso, não sabiam que o aperto no peito é apenas uma resposta física do corpo: ao sermos expostos a fortes emoções acontece uma descarga de adrenalina que faz os batimentos cardíacos acelerarem e a pressão arterial subir.
Todo amor que houver nessa vida
Sabendo ou não com exatidão quando e como o símbolo do coração surgiu e virou sinônimo de amor para muitas sociedades vemos que o símbolo se popularizou e hoje é usado na comunicação de todas as formas possíveis - da linguagem verbal à não verbal - sendo citado em livros, filmes, novelas e, claro, em peças publicitárias e criações de marcas.
Gostou de descobrir mais sobre a semiótica do coração? Então não deixe de conferir nossos outros artigos aqui no Blog da Prosear e visitar nosso Instagram.