Comunicação e Copa do Mundo – o que pode ou não ser usado por sua empresa
- Daniel Nery
- 11 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Entenda o que é ou não permitido na comunicação da sua empresa ao falar sobre a Copa do Mundo.

Quando chega a época de Copa do Mundo, é impossível não sentir o clima.
Mesmo que você não goste de futebol, não acompanhe os jogos ou até mesmo nem torça para o Brasil, ainda assim é palpável o clima de Copa do Mundo que fica no ar durante o mês em que ocorrem os jogos do Mundial. Dá para sentir a torcida popular, ver as pinturas nas ruas e os horários de trabalho alterados para acompanhar os jogos.
E qual é o papel da comunicação nisso?
Os comerciais temáticos dos patrocinadores do evento já são um ponto clássico, sem dúvidas. Além de produtos, embalagens e modelos exclusivos, lançados para a ocasião.
Mas, embora o espírito de Copa do Mundo seja gratuito e liberado a todos, o uso da Copa do Mundo para divulgar sua marca tem suas restrições. Neste texto, vamos prosear um pouco sobre os bons usos das comunicações de patrocinadores, as restrições no uso comercial do campeonato, e as alternativas inteligentes que podem ser exploradas.
O tamanho da audiência
Que a Copa do Mundo vai ser o assunto do momento e vai estar em alta durante o mês de novembro e dezembro, isso não é novidade para ninguém. Mas dá para compreender a força desse evento pelo total de espectadores: em 2018, durante a última Copa, o evento teve uma audiência global de 3,57 bilhões de pessoas (isso mesmo, quase metade da população mundial daquele ano).
Tendo toda essa repercussão em vista, dá para imaginar o quão disputado e caro é para ser um patrocinador oficial (seja da Copa do Mundo 2022 em si, como a Coca-Cola, por exemplo; ou da CBF, como a Fiat).
Por isso, após se tornar patrocinadora, a marca possui todo o direito à exclusividade de utilizar o evento, e todos os elementos relacionados à ele, para promover suas ações de marketing. E existem normas bem claras e definidas do que pode ou não ser feito. E é preciso prestar atenção para não praticar, mesmo que sem saber, o Marketing de Emboscada.
O que é o Marketing de Emboscada?
Marketing de Emboscada é quando uma empresa não patrocinadora usa elementos ligados a um evento em alta para atrair atenção. Durante a Copa, quem possui direitos sobre os símbolos do evento é a FIFA. Ela administra os patrocinadores e transmissores oficiais. Com isso, existem algumas regras para falar da Copa: - Símbolos como a taça, o emblema da camiseta do Brasil, a bola e o mascote oficiais, não podem ser usados para fins comerciais por qualquer marca, apenas por patrocinadores. - E é melhor tomar cuidado com as palavras também: Você pode dizer "seleção", desde que não siga com "brasileira". Pode dizer "Copa", desde que não siga com "do mundo". Também é melhor não usar:
- Nome e símbolos da FIFA; - Ano e país anfitrião (Ex: Qatar 2022); Tudo isso é marca registrada da FIFA ou da CBF. E se você usar, pode infringir as leis de marcas registradas, propriedade industrial, propaganda abusiva e enganosa e até concorrência desleal. Na dúvida, é melhor evitar e usar a criatividade para falar daquela que não deve ser nomeada!
Utilizando da criatividade para seguir as tendências
É inegável a importância de estar antenado com as movimentações do momento, e acompanhar, na comunicação da sua marca, os assuntos que estão na mente do público.
Se você quer seguir a tendência e aproveitar a alta da Copa do Mundo para a sua marca, basta tomar os cuidados citados acima. Busque formas de fazer isso sem se vincular ao evento.
Por exemplo, se você possui uma marca de roupas:
Você não precisa mostrar o seu produto como algo “para vestir enquanto assiste aos jogos da Copa do Mundo 2022”. Mas pode apresentar como “as estampas campeãs de venda”.
Apenas o termo “campeãs” já remete ao assunto do momento e irá linkar os assuntos na mente do consumidor, mesmo que indiretamente.
O segredo é usar a criatividade. Ou ter o suporte de uma agência que entende do assunto.
Quer saber como podemos te ajudar? Vamos prosear!