top of page
Foto do escritorGustavo Labadessa

Como lidar com o bloqueio criativo

Sabe quando você precisa muito ter uma ideia e seu cérebro simplesmente trava e a única resposta que ele te manda é uma tela azul? Pois bem, isso pode ser o famoso bloqueio criativo.

Madonna

Sabe quando você precisa muito ter uma ideia e seu cérebro simplesmente trava e a única resposta que ele te manda é uma tela azul? Por mais que você force parece que toda sua criatividade sumiu, nada parece dar certo. Pois bem, isso pode ser um bloqueio criativo e, muito provavelmente, você já passou por isso.


Mas por que o bloqueio criativo acontece?


Bom, existem alguns motivos que acabam bloqueando a nossa criatividade, isso pode variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:


  1. Perfeccionismo: quando você começa um projeto procurando a perfeição isso pode impedir que você tenha um amadurecimento das suas ideias. Isso porque, durante o processo de criação, é normal que nossas primeiras ideias sejam mais comuns e “fracas”. Logo, essa cobrança imediata de perfeição pode avacalhar seus planos.

  2. Insegurança: muito atrelada ao primeiro ponto, a insegurança acaba criando em nós um medo excessivo do julgamento e erros, o que te impede de compartilhar suas ideias com o mundo.

  3. Procrastinação: aqui o vilão pode ser a ansiedade. Quanto mais deixamos um projeto para depois, mais ele pode gerar angústia e, no futuro, pressa para resolver as coisas. O processo criativo é, de fato, um processo, que muitas vezes exige tempo e dedicação. Quanto antes iniciarmos, melhor.

Mas se você já está preso no bloqueio e não consegue sair, calma, pra tudo nessa vida tem um jeito! Então, separamos algumas dicas de como você pode superar esse bloqueio e passar por esse momento sem sofrimento. Vem conferir:


Repertório e Referências


Não tem como não falar desse tópico. Se você trabalha com criatividade, independente da área, ter boas referências é imprescindível.


A melhor maneira de ampliar seu repertório é consumindo conteúdos de qualidade: filmes, livros, revistas, artigos, músicas, entre outras. Ter na sua cabeça uma biblioteca variada das mais diversas referências vai te ajudar, e muito, a se manter criativo e a saber como sair de um bloqueio sempre que necessário.


Aqui fica uma dica de leitura para vocês: no livro “Roube como um Artista”, o autor, Austin Kleon, ensina com passos simples como se inspirar observando outras ideias, e a criar as suas próprias.

Chuva de Ideias


O brainstorm é um processo muito famoso dentro das agências de publicidade e pode ajudar você e sua equipe a ter boas ideias e sair do temido bloqueio criativo.


A técnica consiste em juntar seu time para trocar algumas ideias entre si, para resolver algum problema.


Ah, mas é importante que essa troca tenha um tempo definido, não excedendo mais de 15 minutos. Além disso, é importante lembrar que não existe ideia ruim, toda ideia é bem vinda e pode abrir caminho para novas soluções.


Diário Criativo


Uma dica mais manual para quem gosta de criar com as próprias mãos. A ideia do diário criativo é separar um caderno onde, todo dia, você possa escrever, desenhar, pintar, colar ou realizar qualquer outra atividade manual que tenha afinidade.


Não existe tema nem padrão para essas produções, a ideia é colocar a mão na massa todo dia e sempre exercitar sua criatividade. Assim, você terá mais facilidade para criar no seu dia a dia e sair do seu bloqueio criativo.


Painel Semântico


Aqui na Prosear, para cada novo cliente que chega criamos um grande moodboard para nos ajudar, cheio de referências. Então, sempre que o bloqueio criativo bate na nossa porta bem na hora de uma produção, é só revisar o arquivo e nos encher de inspiração. Quer adaptar essa ideia para a sua realidade? É fácil! A gente já ensinou como criar um moodboard aqui no blog da Prosear.


Ócio Criativo


Sabe aquela música do Kid Abelha que diz assim “Não faça assim, não faça nada por mim”? Então, ela pode ser uma das melhores soluções para sair de um bloqueio criativo.


Precisamos entender que absolutamente ninguém é criativo o tempo todo. Tirar um tempo para descansar e apenas contemplar a vida - por mais hippie que isso possa parecer - é uma maneira de reencontrar a sua criatividade. Ou seja, na dúvida, não faça nada.

bottom of page