Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre arte: o que é? Qual sua função? Onde ela está? Como percebê-la? Publicidade é arte?
Você costuma observar os cenários dos seus dias? Reparar nos detalhes dos ambientes que te cercam? E nas obras de arte presentes no seu caminho? Afinal, a arte não está apenas em museus, teatros e afins. A arte está por toda a parte.
O que é arte?
Etimologicamente, arte é uma palavra de origem latina que significa técnica ou habilidade. Por definição, a arte tem caráter estético e é usada como ferramenta para transmitir sensações e emoções “de” e “para” indivíduos.
Além disso, a arte reflete o pensamento e a essência humana, por isso, tem importante função social.
Qual a função da arte?
A arte é uma ferramenta que o ser humano utiliza para poder se expressar, demonstrar seus sentimentos e transmitir sua cultura. A arte estimula o pensamento, as sensações, a sensibilidade e a criatividade humana, tanto para quem cria e para quem a consome.
Na sociedade a arte pode, não só entreter, como incentivar questionamentos além de ser um caminho muito rico para a inclusão social, inserindo na sociedade indivíduos (e até locais) marginalizados.
Warrior, obra de Jean-Michel Basquiat, artista plástico da periferia nova iorquina e ícone da cultura pop negra dos anos 1980.
Onde está a arte?
A arte está por toda parte. Podemos vê-la no nosso cotidiano de várias formas, talvez as mais comuns sejam na música, na pintura, no cinema e no teatro.
A arte invade nossas vidas a todo momento, é a música que toca no nosso fone ou o grafite que colore a parede do prédio.
“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.”
— Fernando Pessoa
Como perceber a arte?
Mural feito por Daniel Melim no bairro da Luz, região central de São Paulo.
Que a arte está por todo o lugar já entendemos, certo? Agora o que precisamos para percebê-la é olhar com atenção o nosso entorno. Basta um olhar mais delicado e direcionado para encontrarmos a arte.
Uma fotografia, uma música, um desenho… Não passamos um dia sem ver, ouvir e sentir essas manifestações artísticas, o que acontece é que na correria do dia a dia tornamos essas manifestações algo banais que não “merecem nossa atenção”. Basta quebrarmos esse padrão para enfim percebermos a arte que nos cerca.
Publicidade é arte?
Essa pergunta merece um artigo só para respondê-la, mas a grosso modo, se considerarmos que arte é uma expressão é uma maneira de transmitir uma mensagem, então sim, a publicidade pode ser considerada arte. Mais do que isso, a publicidade utiliza de mais de uma manifestação artística (música, literatura, cinema, teatro, entre outras) para atingir seus objetivos.
Por outro lado, a função da publicidade e da propaganda é vender, seja um produto/serviço ou uma ideia/ideologia, e por essa função muitos desconsideram sua veia artística.
“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.”
— Ariano Suassuna
Para alguns estudiosos a publicidade, na verdade, reduz a arte há um simples produto e, muitas vezes, ao utilizar da verdadeira arte para suas peças retiram dela sua “aura”, limitando sua função a fins lucrativos.