Conheça alguns casos de marcas que ficaram tão fortes no mercado que tornaram-se sinônimo do produto.
Podemos dizer que um dos maiores objetivos de uma marca é ser lembrada por seus clientes, preferencialmente de forma positiva. E quando esta marca é a primeira a vir à mente quando falamos de um determinado segmento, melhor ainda. Inclusive, há um prêmio realizado pela Folha, o Top of Mind, que avalia justamente isso: qual é a primeira marca que vem à mente do consumidor quando falamos de determinado segmento.
Quer um exemplo? Pense em uma marca de refrigerante! Há uma grande chance de ter lembrado primeiro da Coca-Cola (mesmo que tenha tentando pensar em outra antes, para fazer meu argumento parecer inválido).
Agora, melhor do que estar no topo da mente dos consumidores ao falar de determinado segmento, é ter sua marca usada como sinônimo do produto.
Bombril é um claro exemplo disso.
Talvez antes da chegada da marca com 1001 utilidades, as pessoas realmente chamassem a “palha de aço” de “palha de aço”. Mas, a verdade é que, hoje em dia, a marca virou sinônimo do produto. Você provavelmente anota em sua lista de compras “Comprar Bombril”, mesmo que utilize outra marca.
Neste texto, vamos falar de 8 marcas que renomearam produtos no mercado, e se consolidaram tanto na mente dos consumidores, que talvez você nem saiba que o produto, na verdade, tem outro nome.
Ah, e não espere encontrar aqui marcas como Cotonete, Super Bonder e Band-Aids. Estes, que já são exemplos clássicos dessa situação, já foram falados demais, inclusive no nosso Instagram:
8 marcas que renomearam produtos
Durex
Um clássico sinônimo de fita adesiva.
Os produtos ficaram conhecidos pela marca, que iniciou suas atividades no Brasil na década de 40.
Catupiry
Mesmo sabendo que é uma marca, dificilmente chamamos o produto pelo nome de “requeijão culinário/cremoso”.
O nome Catupiry se popularizou tanto como sinônimo do produto que está presente até nos cardápios de pizzaria, nomeando sabores.
Xerox
A empresa Xerox (pois é, também é uma marca!) foi fundada no início do século passado nos EUA, mas foi apenas na metade do século que começou a se destacar no mercado trazendo as primeiras fotocopiadoras.
Neste caso, a marca nomeou não somente o produto quanto a ação de tirar cópias, conhecida hoje como “xerocar”.
Maizena
Seja sincero: se você tiver a missão de ir ao mercado comprar amido de milho, vai saber o que procurar?
E se, no lugar disso, estiver escrito “maizena”? Com certeza a sua busca vai ser muito mais fácil e seus olhos já vão procurar pela caixinha amarela clássica.
O nome Maizena tem origem na palavra “maíz”, que em espanhol significa “milho”, e pertence à empresa multinacional Unilever desde 2000.
Tupperware
Este, bem provavelmente, você já devia imaginar que veio de uma marca.
Mesmo parecendo que não ia “vingar”, até pela escrita e pronúncia diferenciada, é difícil encontrar quem não chame seus potes plásticos de “tapuér”, mesmo que o pote em questão seja um Plasútil ou Sanremo.
Gillette
É claro que se a gente se deparar com um indivíduo chamado King Camp Gillette, vamos estranhar o fato dele ter nome de lâmina de barbear. Mas foi o próprio Sr. Gillette que, em meados de 1900, resolveu provar que era possível criar lâminas de barbear descartáveis e finas, mas ainda fortes. A prova que ele conseguiu é o fato de seu sobrenome (o mesmo que nomeou a empresa), ser considerado sinônimo do produto.
Há, inclusive, uma linha do tempo com a evolução dos produtos no site da marca, muito interessante de acompanhar.
Cândida
Neste item, tenho as donas de casa a meu favor: posso dizer com convicção que é muito provável que em muitas casas brasileiras, as pessoas se refiram à água sanitária como Cândida, que na realidade é o nome do produto, das Indústrias Anhembi.
Isopor
Este eu tenho CERTEZA que você não sabia!
Isopor é na realidade uma marca registrada pela empresa BASF, do segmento químico.
Seu nome real é “poliestireno”, mas quem é que vai chamá-lo assim, não é? O mundo não é uma aula de química (graças a Deus!).
Esses são só alguns exemplos. Há muitos outros produtos que adotaram o nome de sua marca principal. Inclusive, se você lembrou de alguma que não colocamos aqui, comenta no nosso vídeo deste tema, no Instagram.
Mas uma coisa é certa em todos estes casos: essas marcas tinham um bom controle de sua comunicação. E você: como anda a gestão da imagem da sua empresa?
Não sabe por onde começar? Vamos prosear!